sexta-feira, 10 de julho de 2009

Robobraille/texto para voz

O robobraile é um conversor gratuito de textos para formatos como MP3, audio e braile.
Este sistema foi desenvolvido por um conjunto de consorcios de varios paíse europeus, nomeadamente a Dinamarca,Portugal, Chipre, Irlanda e Reino Unido. No nosso país o centro responsavel pelo projecto é o Centro de Inovaçao para Deficientes. O seu proprietario é o centro dinamarquês para a deficiencia visual.
O RoboBraille está disponível de forma gratuitapara todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simplificada, basta enviar um documento ( HTML, Word, TXT ou RTF) por e-mail e em poucos minutos os documentos são devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada
um dos grandes trunfos deste novo auxiliar é que não é necessário a instalação de tecnologia adicional no computador dos utilizadores, basta qualquer computador que esteja ligado à Internet e uma conta de e-mail.
O Robobraille foi uma ajuda preciosa ao longo de todo o semestre, pois foram varios os textos, que eu e o meu grupo para lá enviamos e obtivemos a resposta em formato digital. Os professores ficaram igualmente impressionados, muito devido a tambem nao conhecerem o site e a dita transformação.
O sistema tem alguns defeitos, sobretudo na capacidade de leitura da voz sintetizada. nao conseggue juntar algumas sílabas ou pronunciar algumas palavras.
É uma muito util para poder tranformar as apresentaçoes de trabalhos em locais de trabalho interactivos e multifuncionais. Pena, que apesar de tudo isto, quando faziamos as apresentaçoes, muitas pessoas pensavam que era um documento que já circulava na net. Mas nao, fomos nós que o faziamos.
Um dos frandes beneficios é sem dúvida a velocidade da conversão dos documentos. O RoboBraille converte documentos para Braille ou áudio em minutos reduzindo o tempo de produção o que se revelou muito bom na enorme quantidade que tivemos de fazer ao longo dos semestre.
Para qualquer pessoa que queira usufruir deste espectacular serviço basta enviar um email para textoparavoz@robobraille.org com o documento em anexo. Para receber em Braille, o e-mail é textoparabraille@robobraille.org.
Uma ferramenta muito útil quanto a mim, sobretudo para conferir ás apresentaçoes de trabalhos um ar muito interactivo e inovador

Sem comentários:

Enviar um comentário