sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quadros interactivos

Mais importante do que me centrar aqui a dizer o que é um quadro interactivo, que farei mais lá para a frente, quero começar por ressaltar, a profundidade desta tecnologias na realidade escolar portuguesa.
Em 17 anos de escola sabem quantos quadros interactivos vi numa escola? Zero, sim zero. O primeiro que vi foi o que deu asas e este meu cometário. Note-se que estamos numa Universidade e num departamento muito ligado á educação.
Foi-me dito que eles iriam ser implementados nas salas de aula de quase todo o país mas nao me acredito. O país não tem dinheiro para restaurar os velhos telhados das escolas e vai lá pôr quadros destes? Surreal, mas talvez plausível neste país.
Mais, estes quadros apresentam dificuldades de implementaçao, se não vejamos: necessidade de grande investimento em infrastruturas de apoio ao quadro, salas adequadas, o professor perde muito tempo á procura de coisas, e o grande grafismo pictórico sempre projectado tende a distrair os alunos, sobretudo aqueles que qualquer coisa lhe chama á atençao.
Contudo nem tudo é mau, e os quadros interactivos tem vantagens como: maior interactividade entre os docentes e os alunos (anotar e realçar tópicos do material apresentado), apresentação das aulas de forma mais apelativa e dinâmica, interação com o quadro através da manipulação de palavras, números e imagens, apresentação de vídeos, DVDs, CD-ROMs ou televisão . As informações podem ser impressas, guardadas, enviadas por correio electrónico ou publicadas num Web site.
Os Quadros Interactivos Multimédia , são dispositivos que ligados a um computador e a um projector digital, permitem conceber uma outra forma de trabalhar no ensino os mais variados conteúdos.
A informação e aplicações dos que estão no computador, passam para o Quadro Interactivo através do projector digital, podendo ser trabalhadas e manipuladas no Quadro, através de uma caneta que funciona como um rato, possibilitando executar as aplicações, acrescentar notas e informações, fazer remoções, aceder à Internet clicando nos ícones dos browsers que aparecem projectados no Quadro Interactivo, funcionando na superfície como barras de ferramentas. Tudo o que acontece aí pode ser guardado, imprimido, ou distribuído para os alunos através de e-mail, ou para uma página da Net.
Tudo isto pode proporcionar uma grande interactividade, interdisciplinaridade e interacção social.
Contudo, para que isto seja possível, importa que os professores o saibam usar correctamente do ponto de vista pedagógico, como um instrumento para o desenvolvimento cognitivo.
É evidente que sem o domínio das competências informáticas que permitam usufruir das suas potencialidades, os verdadeiros objectivos educativos ficam comprometidos.
Permitam-me que diga, que no dia da apresentaçao desta ferramenta ao nosso grupode trabalho, o técnico demorou mais de uma hora a resolver problemas de interacção de softwere e não conseguia mexer com rapidez nas centenas de propostas interactivas do quadro.

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